quarta-feira, 3 de novembro de 2010

ZÉ DIRCEU apareceu VEJA (Coluna de Augusto Nunes)


http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/

O GUERRILHEIRO DE FESTIM FUZILA A
VERDADE

A biografia do companheiro José Dirceu é constantemente redesenhada pelo oportunismo crônico. Conforme as circunstâncias e conveniências, jura ter feito o que nunca fez ou nega ter sido o que foi. Ao ser despejado da Casa Civil, por exemplo, exumou o guerrilheiro que só atirou com balas de festim para apresentar-se como “camarada de armas” de Dilma Rousseff. No Roda Viva desta segunda-feira, convidado a justificar a guerra movida ao presidente Fernando Henrique Cardoso quando foi deputado federal, declamou a resposta espantosa: “Eu não era deputado no governo Fernando Henrique”.

Sem ficar ruborizado, acrescentou que se elegeu em 1978. Só se foi eleito a Comerciário do Ano de Cruzeiro do Oeste, onde permaneceu entrincheirado na casa registradora do Magazine do Homem, com identidade falsa, entre 1973 e a decretação da anistia. Ele chegou ao Congresso em 1998, informa o próprio blog do entrevistado. E liderou nos quatro anos seguintes, sempre à beira de um ataque de nervos, a mais raivosa tropa oposicionista da história republicana.

A menos que um gêmeo univitelino tenha circulado pela Câmara com o nome do irmão, as fotos que ilustram o texto comprovam que o ex-deputado federal é capaz até de negar que foi deputado federal. Como se verá nos próximos posts, Dirceu fuzilou reiteradamente a verdade em duas horas de programa. Melhor ignorar o que diz.

http://www.youtube.com/watch?v=a3umBSI_WwM&feature=player_embedded




O jornalista Celso Arnaldo Araújo resolveu dar uma espiada no que anda dizendo a imprensa da Bulgária sobre a vitória da filha de um imigrante que veio de lá. Descobriu uma preciosidade. “É a melhor e mais reveladora reportagem em dilmês já publicada sobre a presidente eleita”, resumiu o único especialista no estranho idioma falado por Dilma Rousseff. Depois de juntar o que saiu nos principais jornais búlgaros, Celso Arnaldo aplicou ao noticiário o tradutor automático e colheu um buquê de espantos. Confira um dos melhores momentos do grande caçador de cretinices:

A Bulgária, onde ultimamente não acontece muita coisa, está eufórica com a eleição de Дилма Русеф para presidente do Brasil — é assim que se escreve Dilma Rousseff em búlgaro.

Consultando alguns jornais locais no Google, e aplicando às notícias o tradutor automático disponível, descobri que, em homenagem à vitória da conterrânea, o idioma nacional está sendo vertido diretamente para o dilmês — a começar pela manchete do Trud, o principal jornal de Sófia.

“A primeira presidente mulher na história do Brasil é a metade da Bulgária e foi eleito no domingo com 56 por cento do escoamento.”

Logo de início, um breve dado biográfico da vitoriosa, para os leitores que ainda não conhecem essa conexão: “Dilmano Rousseff é filha de imigrantes de Gabrovo Petar Russev, mas nunca visitou a Bulgária.”

Os búlgaros, entusiasmados com o sucesso da compatriota, agora presidente da maior potência sul-americana, estão efetivamente por dentro dos bastidores de nossa política. Informa a jovem jornalista Mihailina Dimitrova (Международни новини em búlgaro) com grande propriedade:

“Será protegido de Lula, que tem carisma pouco a sair da sua sombra e se tornar um verdadeiro estadista? Esta será a questão dos estrangeiros para Dilmano Rousseff, nos próximos quatro anos a partir da resposta depende da sua avaliação global, que o Washington Post previu o primeiro lugar — a mulher mais poderosa do planeta. Será que a senhora que lutou por um chefe de estado maior país católico do mundo para se tornar verdadeiramente a mãe de todos os brasileiros?”

Como se percebe, Mihailina, que nunca veio ao Brasil, conseguiu ser mais clara que a própria Dilma no Jornal Nacional desta segunda-feira. Ah, esses búlgaros! Graças ao surpreendente desabrochar da conterrânea cuja existência há pouco era completamente desconhecida até pelos aldeões decanos de Gabrovo, terra natal do pai da nova presidente, eles estão vencendo décadas de isolamento do Brasil.

Com pose de brasilianista, a jovem repórter do Trud certamente virá ao Brasil antes que Dilma vá à Bulgária – quem sabe até para a posse. Mas o país não perde a esperança de uma visita oficial, porque Dilma parece ter sido muito receptiva numa mensagem que enviou aos irmãos búlgaros há dois meses. Escreve o jornal:

“No início de setembro Dilmano enviadas por Trud grande abraço a todos os búlgaros e prometeu que o país esteja entre as suas prioridades para a visita.”

Mesmo de longe, Mihailina, pós-graduada brilhante de Ciências Políticas da centenária Universidade de Sófia, vibra com a eleição de “tia” Dilma e lhe dá sugestão para um choque de eficiência — que a presidente eleita ficou de estudar e quem sabe incorporar a seu plano de governo:

“Então Dilmano Rousseff, gostei principalmente porque probidade e espírito tecnocrático (foi sucessivamente ministro da Energia e do chefe do Gabinete de Luis da Silva) terão que reestruturar um dos mercados emergentes mais quentes do mundo. Para manter o crescimento em um país com infra-estrutura desesperada e burocracia muito poderoso e inchado.”

Para terminar, o Trud avisa: Parvanov e Borisov, respectivamente presidente e primeiro-ministro da Bulgária, estão “esperando por ela em casa”. Petar Russev, infelizmente, não pode vibrar com o triunfo da filha, mas a presidente eleita — completa o principal jornal búlgaro – tem “vários primos em Gabrovo”. Seu parente mais próximo ainda vivo é Bozidar Baykushevata, esposa do sobrinho Luben Roussev.

Finalizando, o jornal lembra que Dilma fez bonita família no Brasil:

“Ela casou com um ano de guerrilha companheiros – Carlos de Arauho, e teve sua única filha – Paula, poucos dias antes da eleição presidencial, em janeiro deu um neto. Dilmano e Carlos para os anos são divorciados.”

Minha modesta opinião: é a melhor e mais reveladora reportagem em dilmês já publicada sobre a presidente eleita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA SEU COMENTÁRIO, IMEDIATAMENTE SERÁ PUBLICADO AGORA NESTE BLOG.