quarta-feira, 26 de maio de 2010

Lula tenta "APARECER" mas se dá mal.

Obama planta Lula

Mais do que irritado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está decepcionado: E.U. seu homólogo, Barack Obama, não vai viajar para seu país antes de ele deixar a presidência do Brasil. O líder carismático tinha convidado a visitar o Brasil antes das eleições presidenciais em outubro, que será aliviado. Lula foi convencido de que o ocupante da Casa Branca aceitará o convite, pois foi ele quem definiu como o político mais popular do planeta. Como eu poderia dizer não?

Segundo o jornal Folha de São Paulo, as razões que poderiam motivar a rejeição do convite são duas disputas atuais sobre a política externa entre Brasília e Washington, e uma suposta interferência do ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, o social-democrata de Bill e Hillary Clinton para evitar a visita de Obama antes de uma eleição em que Lula luta para a vitória do seu candidato, Dilma Rousseff.

Entre os aspectos da política externa brasileira que pode desagradar a Casa Branca estabelecidos, como os especialistas em diplomacia, a espinhosa questão do acordo alcançado pelo Brasil com o Irã ea Turquia. De acordo com a diplomacia norte-americana, este é um movimento por Teerã para adiar a sanções internacionais ea corrida armamentista nuclear e promover o regime de Mahmoud Ahmadinejad, que nega o Holocausto eo direito de Israel a existir.

Cardoso Mediação

Além da questão iraniana, a diplomacia de Washington não parece vindo a simpatia de Lula para todos os presidentes latino-americanos confrontados abertamente os Estados Unidos (Hugo Chávez, Fidel Castro e Evo Morales, entre outros). A hipótese de mediação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para o Clintons para evitar a visita de Obama e que seja usado para apoiar o candidato de Lula em detrimento do social-democrata José Serra, do mesmo partido de Fernando Henrique Cardoso, é pouco provável, de acordo com analistas políticos como Reinaldo Azevedo de Veja. Porque isso significaria que Cardoso tem mais influência com Obama Lula.

A explicação mais simples é que o próprio Obama não tenha entendido a visitar pela primeira vez um país tão importante como o Brasil, com as questões pendentes de discussão com a Casa Branca e nas vésperas de uma eleição de grande importância em que os brasileiros devem escolher um sucessor de um presidente tão onipresente e carismático Lula. «Legislar melhor fazê-lo depois de [as eleições]," parece que Obama disse, de acordo com este jornal, disse um assessor de Fernando Henrique Cardoso.

Porque, como disse o escritor italiano Leonardo Sciascia, para evitar erros, é mais seguro de sempre buscar a razão mais óbvia e mais próximo a nós em todas as circunstâncias.

Fonte: El Pais
RECOMENDAMOS SEGUIR O BLOG: DOIS-EM-CENA.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA SEU COMENTÁRIO, IMEDIATAMENTE SERÁ PUBLICADO AGORA NESTE BLOG.