quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O que diz WWW.TERNUMA.COM.BR

O ATUALIZADO ASSUNTO DE 2009

FORÇAS ARMADAS

Editorial do Estadão em 06 Jan 2010

As turbulências do presidente



A incontinência verbal do presidente Lula - que fala duas vezes antes de pensar nos efeitos de suas palavras - acaba de criar um problema político para o seu governo e um potencial problema diplomático para o Brasil. Numa atitude inconcebível para qualquer governante que se paute, como é devido, pelo princípio da precaução ao se manifestar sobre decisões de Estado a respeito da defesa nacional, Lula não esperou o parecer da Aeronáutica sobre as alternativas para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira, com a compra de 36 caças de última geração. Ele não apenas declarou a sua preferência pelo Rafale, da francesa Dassault, em detrimento do Gripen NG, da sueca Saab, e do F-18, da Boeing americana, como assinou com o presidente Nicolas Sarkozy, em visita ao País no 7 de Setembro do ano passado, uma nota conjunta sobre a abertura de tratativas com a empresa fabricante para a consumação de um negócio da ordem de R$ 10 bilhões.

Lula, portanto, comprometeu o Brasil com a França, a partir de uma escolha pessoal cujos motivos se prestam a toda sorte de indagações. Faltou combinar com os militares. Ontem, a Folha de S.Paulo revelou que, em relatório técnico com mais de 30 mil páginas de dados, ratificado pelo Alto Comando da Força, a Aeronáutica apontou o Gripen como o avião mais vantajoso, seguido do F-18. O Rafale foi considerado a opção menos interessante. O fator preço foi crucial: o caça da Saab custa a metade do modelo francês. Quando esteve no Brasil, Sarkozy prometeu reduzir o valor do aparelho, como se fosse o CEO da Dassault e não o presidente da França - uma diferença essencial que Lula aparentemente achou que não precisava levar em conta. Agora a FAB o contrariou de duas maneiras. Primeiro, com as conclusões em si. Segundo, ao ordenar as suas preferências. Instado pelo presidente, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, levara aos militares o pedido absurdo para que não fizessem um ranking dos aviões.

Por definição, chefes de governo têm a última palavra em matérias dessa natureza - pelas óbvias implicações políticas internas e externas de cada uma das opções em jogo. Mas quando as Forças Armadas do país em questão apresentam um parecer taxativo, só excepcionalmente o governante deixa de adotá-lo. Faz sentido. Ao chefe de Estado cabe definir a política de defesa nacional. Aos militares cabe escolher os instrumentos para executá-la. Lula, no entanto, quis impor a sua vontade em relação aos meios a serem adotados por uma delas. E o pior é que, antes mesmo de subir a rampa do Planalto pela primeira vez, ele tomou a si o processo de modernização da FAB, o chamado projeto FX-2, pressionando o ainda presidente Fernando Henrique a adiá-lo sob a alegação de que estava em final de mandato. Agora, ou Lula se rende à análise profissional, que virtualmente o desmoralizou, ou empurra o assunto para as calendas: este, afinal, é o derradeiro ano de seu segundo período.

A primeira hipótese é improvável - não menos do que a de obrigar a Aeronáutica a aceitar o Rafale. Bater o martelo em favor do Gripen deixaria Lula perder a face diante de um país cujo presidente - ele sim, trabalhando pelo interesse nacional - se comporta como o grande paparicador de Lula nos foros internacionais - como ocorreu na conferência do clima em Copenhague. De todo modo, a ideia de que a aquisição do Rafale é indispensável à parceria estratégica entre o Brasil e a França não se sustenta. Essa parceria já foi estabelecida no caso da fantástica compra de submarinos - inclusive o que seria o casco de um submarino nuclear - com tecnologia francesa. Deixar o assunto em banho-maria pode ser, para Lula, a escolha menos onerosa, embora signifique deixar o País, sabe-se lá por quanto tempo, à mercê de uma frota obsoleta de combate aéreo. Decerto ele fará o mesmo em relação a outro problema relacionado aos militares, no qual também meteu os pés pelas mãos.

Trata-se do decreto que cria o Programa Nacional de Direitos Humanos - e que ele admitiu ter assinado sem ler. Contrariando um acordo arduamente negociado entre a Defesa, as Três Forças e o Ministério da Justiça, endossado por Lula, o texto abre caminho para a revisão da Lei de Anistia, a partir das ações de uma Comissão da Verdade que já está sendo equiparada a uma "CPI da ditadura". Este é o presidente cujos adoradores não sabem nem querem saber como se conduz.


(pesquisar em www.ternuma.com.br)

8 comentários:

  1. Poi é abrirão as perna de olho fechado.E agora,não pode reclamar o tamamho da vara.Ele tem o apoio internacional. E é amigo do hugo chaves que é empregado do fidel. Não ha uma estimativa,do poder militar desta união sem falar das Farq. Teremos que estabelcer uma mova estrategia de defesa nacional. O perigo esta a nosa porta e tentro da amzômia,nos centros urbanos a guerilha urbana,para o futuro atentados ao poder plubico. Ja esta comprovado que o governo é totalmente corompido.

    ResponderExcluir
  2. ISIDORO DESIDERIO DA SILVA23 de maio de 2010 14:06

    emquanto não houver uma reação militar, que ponha fim a essas atitudes do presidente a situação permanecerá e se avolumará a medida que o tempo passar e o PT dominar toda a política Nacional. Parecem estar aguardando que a eleição da VILMA aconteça.

    ResponderExcluir
  3. O QUE É FEITO DA MEDIDA PROVISÓRIA DE Nº 295 ?

    ResponderExcluir
  4. SEM SOLUÇÃO ATÉ A PRESENTE DATA SOLUÇÃO AO REQ.
    7401/2010 DE AOTORIA DO SR DEPUTADO ARNALDO FARIA DE SÁ

    ResponderExcluir
  5. A data de hoje,31 mar 2011-qui,nem as forças desarmadas brasileiras comemoram mais; as comemmorações da "revolução" foram banidas do calendário militar e a história está sendo reescrita pelos "combatentes da democracia" (nova
    denominação dos subversivos e terroristas de outrora.)
    Nadamos muito para morrermos afogados na areia da praia.

    ResponderExcluir
  6. AO CARÍSSIMO ANÔNIMO DE 31 DE MARÇO.

    Muito obrigado pelo Comentário.

    Agradecemos muito.

    PEDIMOS DESCULPA PELA DEMORA EM PUBLICAR SEU COMENTÁRIO.

    COMENTE SEMPRE.

    VERDADES ASSIM(COMO O SEU COMENTÁRIO)É QUE ANIMA OS LEITORES E INTERNAUTAS QUE POSSUEM AMOR À PÁTRIA BRASILEIRA.

    Muito obrigado.

    Assinado: WWW.OMAPADOBRASIL.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  7. TV Digital com 500 canais sem mensalidade www.tvdigitalnopc.com.br

    ResponderExcluir
  8. Habilite 516 canais em sua Smart TV www.tvdigitalnopc.com.br

    ResponderExcluir

ESCREVA SEU COMENTÁRIO, IMEDIATAMENTE SERÁ PUBLICADO AGORA NESTE BLOG.